PERGUNTAS FREQUENTES
Quais as previsões feitas pelo profeta?
Há lendas de que o monge teria feito, também, diversas previsões, inclusive sobre os futuros trens e aviões: "Linhas de burros pretos, de ferro, carregarão o pessoal" e "gafanhotos de asas de ferro, e estes seriam os mais perigosos porque deitariam as cidades por terra".
(Fonte wikipedia)
Qual a relação da couve com o profeta?
Reza a lenda de que toda casa deveria ter um pé de couve plantado. O êxito da sobrevivência da couve se dá em qualquer tipo de solo, além de não haver a necessidade de plantio constante, retiradas as folhas do caule nascem outras. Nos dias atuais, observamos em várias hortas de devotos do monge a couve serrilhada.
(Fonte: https://gazetanortesc.com.br/monge-joao-maria/)
É verdade que existiu mais de um profeta joão maria?
Apesar de serem três, o povo, por meio de lendas e folclore, uniu-os em um, que ficou conhecido como São João Maria, considerado na época o monge dos excluídos. Estão historicamente unidos de tal forma que muitas vezes é difícil separar seus feitos e suas vidas. Tinham em comum o fato de viver em épocas de grandes mudanças sociais, quando a assistência médica e a educação tinham pouca penetração no interior do país, e o aconselhamento embasado na religião, a cura por ervas, água e milagres eram os únicos recursos acessíveis da população carente e pouco assistida. Os humildes encontraram neles apoio para enfrentar a penúria e a desesperança.
Mesmo sendo impossível tratar-se da mesma pessoa, pela questão temporal e geográfica, no caso particular do estado do Rio Grande do Sul existe a tese que de sobreviventes fugitivos, e em especial, seus descendentes, foram divulgando e adequando suas crenças e reivindicações. Assim, encontramos o monge João Maria, do movimento do Monges do Pinheirinho, do município de Encantado, com as mesmas características, do qual inclusive existe registro fotográfico, 35 anos depois e com o mesmo nome, na luta dos Monges Barbudos, em Soledade.
(Fonte: wikipedia)
Lagoa vermelha tem estreita relação com o profeta, que passagem é mais conhecida?
Em Lagoa Vermelha (RS) sua lembrança é ainda muito viva. Teria chegado ao município por volta de 1893, durante a Revolução Federalista. Conta-se que no centro da cidade, ele teria tocado com o seu cajado em uma pedra fezendo nascer uma fonte, a Fonte de São João Maria, que abasteceu a cidade de água durante muito tempo e que ainda existe até hoje. Mas uma horda de malfeitores alegaram que ele era um espião. Degoladores então foram até o lugar onde acampava São João Maria e, chefiados por Neco Rengo, degolaram-no. Voltaram os degoladores para a cidade e lá ficaram sabendo que São João Maria estava vivo. Foram atrás dele, novamente, encontraram-no e degolaram-no outra vez, voltando então à cidade para beber e festejar. Aí ficaram sabendo, de novo, que o santo permanecia vivo. Pela terceira vez os degoladores foram à sua procura e lhe cortaram a garganta, outra vez. Mas São João Maria não morreu. Ficou ali o tempo que quis, até que partiu, no rumo de Santa Catarina.
(Fonte: wikipedia)
Mas afinal, quem foi o profeta João Maria?
O monge São João Maria , no município de Lagoa Vermelha, é reverenciado por um grande numero de famílias.
Cada pessoa tem uma história para contar. do ponto de vista histórico as histórias são reais e se entendem desde o Pará, Rio de Janeiro, Sorocaba, Lapa, Curitibanos, Lagoa Vermelha dentre outros. (fonte: Historia de Lagoa Vermelha, Davino Nepomuceno, p. 65). Em razão de sua fé, segundo o autor, plantava cruzes feitas de madeira verde, as quais brotavam, segundo a lenda, e tornavam-se arvores frondosas. Em 1893 quando de sua passagem por Lagoa Vermelha, foi apanhado por uma horda de malfeitores e degolado por um individuo chamado Nego Rengo. No dia seguinte as pessoas foram ao local para sepultar o profeta e o encontraram em pé, sorridente, junto a uma cruz que acabara de cravar no chão.
(Fonte: https://gazetanortesc.com.br/monge-joao-maria/)
Para que o povo procurava o monge?
O povo procurava o monge em busca de remédios para suas doenças. Levavam também ensinamentos de como utilizar plantas e raízes para a cura de seus males e, juntamente conselhos para que usassem com muita fé em Deus, pois só Ele tinha o poder de curar.
(Fonte: https://gazetanortesc.com.br/monge-joao-maria/)
Quais as características do monge-profeta?
O profeta, segundo o professor Davino baseado em relatos, portava uma trouxa, calçando uma alpargata que nunca se desgastava, e costumava aparecer periodicamente em Lagoa Vermelha. Usava calças de tecido riscadoe casaco cor de “burro quando foge” ( a expressão "cor de burro quando foge" é utilizada para se designar uma cor em que não se sabe definir precisamente qual é). Tinha fala mansa pausada e melancólica, não pedia esmolas e não recebia pagamento por atos ou por promessas. Ensinava remédios de ervas, venerava a moral e ensinava o povo a rezar e plantar hortas e jardins. Em recompensa ao seu trabalho aceitava um pouco de feijão e couves para fazer seu revirado com farinha de mandioca.
O profeta utilizava couve para curar segundo as memorias do povo lagoense, sendo assim ele foi uma pessoa a frente do seu tempo em termos de reforçar a imunidade. Isso é comprovado?
Planta pertencente a família “Brassicaceae”, a couve mais consumida é a verde, mas esse vegetal possui algumas espécies e variedades, tais como a couve manteiga, a galega, a chinesa, a tronchuda, a couve de Bruxelas, a rábano, a cavaleira , a couve forrageira e a couve roxa.
Uma planta rica nas vitaminas C, K, E, A, a couve possui fosforo, acido fólico, potássio, cálcio, ferro e caroteno. Rica também em fibras e antocianinas (pigmentos vegetais, responsáveis por uma grande variedade de cores observadas em flores, frutos, algumas folhas, caules e raízes de plantas0, no nosso organismo esse elemento atua como poderoso antioxidante. Ela contem também bioflavonoides, pigmentos vegetais hidrossolúveis que também dão cor aos alimentos além de atuar como anestésicos orgânicos, antiespasmódicos, anti-inflamatórios, anti –hemorrágicos e etc.
Mas além de todas essas propriedades que a couve possui o que faz dela uma aliada da cura da gastrite são suas propriedades cicatrizantes e reparadoras da mucosa estomacal.
Em sua composição, é alto o teor de glutamina, um aminoácido considerado o preferido para as células do estomago e intestino delgado, que promove a saúde digestiva e a sua imunidade, além de regenerar a mucosa gástrica.
Existem muitas pesquisas científicas que, segundo especialistas, vêm comprovando que o tratamento de gastrites, realizado com o suco da couve crua, ingerido de 4 a 5 vezes ao dia, na proporção de 200 a 250 ml, tem obtido resultados muitos positivos em um curto período. Com a introdução do suco, se obtém a cura em cerca de 14 dias.
Além da couve, devemos evitar os alimentos e os hábitos que mais acidificam nosso organismo e principalmente quando se esta passando por uma fase de gastrite. Para isso, é preciso restringir o consumo de açucares, frituras, refinados lácteos, industrializados e álcool.
(Fonte: http://www.ncbauru.com.br/imprensa/artigos/a-couve-e-a-gastrite)