ASSSOCIAÇÃO CAUSAS SOCIAIS DE LAGOA VERMELHA
- lagoavermelhaprofe
- 17 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Sensível ao cenário de instabilidade da população, em especial das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, a ACS – Associação Causas Sociais soma-se às muitas iniciativas de solidariedade já em curso no município de Lagoa Vermelha sob o comando do chefe do Executivo Gustavo Bonotto. O objetivo é estimular a arrecadação de alimentos, produtos de higiene, proteção sanitária, material escolar e a inclusão social e cultural.
Em 2019, iniciamos com projetos relacionados a distribuição de marmitas para a população carente nos bairros. Quando a cidade foi assolada pelo granizo participamos ativamente do cadastro, separação e distribuição de roupas e alimentos para as famílias atingidas.
Em 2020, com o advento da pandemia o então Grupo Causas Sociais foi obrigado a suspender as atividades de confecção de marmitas para evitar aglomerações e começou a distribuir sacolas básicas de alimentos com a indicação de pessoas do nosso grupo e ajuda dos presidentes de bairro de nossa cidade, onde foram distribuídas aproximadamente 200 sacolas de alimentos, sendo que todos os beneficiados foram cadastrados em planilhas de controle. Também, com doação de ingredientes, confeccionamos mais de 3 mil barras de sabão e 1000 litros de sabão líquido.
As ações causaram grande repercussão e no final de 2020 nosso grupo ganhou o status de Associação (ACS). Com personalidade jurídica (CNPJ), podendo integrar novos projetos sociais. Com isso, participamos com o apoio de várias entidades do NATAL SOLIDÁRIO, juntamente com a SAMMLAVE e APECAN com ajuda do Secretário Lucas Motta. Além disso, criamos o evento do PAPAI NOEL NA CAMIONETE BRANCA, que distribuiu mais de 300 kg de doces nas regiões mais periféricas da cidade. Para 2021 este projeto se estenderá para as comunidades do interior do município.
Atualmente (2021), temos projetos relacionados a educação: com monitoramento dos alunos do EJA, juntamente com o vereador Joarez Lorenzon. Temos projetos de aulas on line com a preparação para concursos públicos de forma gratuita. Temos projetos de hortas comunitárias com amparo legislativo dos vereadores Josmar Veloso e Joarez Lorenson. Somos corresponsáveis pela preservação do Capitel do Profeta João Maria juntamente com voluntários, vereador Josmar e o artista Leandro da Silveira, com plantação de mudas de couve e pleiteando melhorias de acesso ao local. Ajudamos no projeto da Pastoral do Pão com a intermediação do vereador Maninho.
Contamos, igualmente, com o nosso Brechó Social, que funciona com recursos próprios, com a auxílio da comunidade com doação de roupas e utensílios para venda por valores módicos, que auxilia os voluntários na inserção no mercado de trabalho, inclusive com a confecção de currículos e cópias reprográficas, incentivando sempre a aprimoração pessoal e laboral continuada por intermédio de cursos online. Incentivamos a comunidade no sentido de ressaltar a importância do trabalho voluntário. Além disso, disponibilizamos roupas para pessoas carentes indicadas pela Secretaria da Ação Social capitaneada pelo Secretário Ênio Camargo de Vargas.
Também estamos junto com o Projeto Brasil Sem Frestas, sob coordenação da voluntária Charise Bresolin, que atua reciclando caixas de leite e socorrendo famílias para manter o aquecimento de seus lares durante o inverno severo de nossa cidade, o que também é realizado com trabalho voluntario incentivando a própria família beneficiada a confeccionar as suas placas.
Nosso principal objetivo atualmente é incentivar o trabalho voluntário e o ingresso ou reingresso de voluntários nos bancos escolares por meio do EJA e ajuda-los a se estabelecerem efetivamente no mercado de trabalho adquirindo a independência e consequentemente a melhoria de vida.
O requerimento de um local para atuação foi no sentido de que os trabalhos estavam sendo desenvolvidos em garagem de uma residência e o espaço ela muito pequeno. Sensível a nosso pedido o Prefeito sugeriu a garagem (anexa) da Casa da Cultura, entrada lateral, local que poderia ser melhor aproveitado, sendo ponto estratégico pela proximidade da Secretaria de Ação Social.
Assim, CULTURA, EDUCACAO E ACAO SOCIAL ANDAM JUNTOS sendo um tripé de uma sociedade que evolui. Não agimos com ideias com viés político partidário, mas sim, independentemente, com o intuito de ajudar o próximo.
Por fim, cabe ressaltar que sem as parcerias com a comunidade, com os voluntários, com a ajuda do poder Executivo e Legislativo e divulgação da rede de mídia local, nenhuma ação seria possível, portanto agradecemos muito a todos.
Doações de roupas utensílios e alimentos pelo whats 54-999222687 (Cleves).

Comments